vasectomia

Atualmente, apenas 6% dos homens optam por reverter a vasectomia, são diversos os motivos que os levam a procurar este procedimento. A reversão da vasectomia é uma cirurgia que tem como objetivo retomar o fluxo de espermatozóides pelos ductos do testículo.

Esse procedimento de reversão utiliza-se da mesma incisão da vasectomia e com o auxílio de um microscópio.  Há dois tipos de cirurgias para a reversão da vasectomia: a vasovasostomia e a vasoepididimostomia.

A vasovasostomia é a mais frequente, em que é feita uma religação dos ductos através de suturas. Já a vasoepididimostomia é a cirurgia em que é feita uma conexão direta do ducto deferente com o epidídimo (local do testículo em que o espermatozoide é produzido).

Nesse sentido, quanto menor o intervalo entre a realização da vasectomia e a sua reversão, maiores são as chances do resultado ser positivo.

• Vasectomia feita há 3 anos: 97% sucesso;
  • Vasectomia feita entre 3 a 8 anos: 88% sucesso;
  • Vasectomia feita entre 9 a 14 anos: 79% sucesso;
  • Vasectomia feita há mais de 15 anos: 71% sucesso.

Claro que podem haver complicações após a cirurgia de reversão, como obstruções secundárias, processos inflamatórios, o que aumenta  o risco do procedimento de reversão.

Mas, quando o médico urologia percebe que o paciente possui um risco maior para essas complicações, opta-se por utilizar técnicas específicas para realização de reprodução humana assistida.

Por fim, após a realização da cirurgia de reversão, o paciente recebe alta no mesmo dia e necessita de um repouso de poucos dias.

MUITO IMPORTANTE! Lembre-se sempre de consultar um médico urologista para maiores orientações acerca do procedimento de reversão da vasectomia

Ficou interessado nesse assunto e precisa de acompanhamento?

Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.